Esse artigo vai te explicar o que é gamificação na educação e como essa prática pode trazer diversos benefícios para o processo de ensino-aprendizagem.

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Para começar essa conversa, vamos partir de algumas reflexões. Que tal responder às seguintes perguntas: 

Dentro das salas de aula que você conhece, quantas pessoas têm o costume de jogar videogame, mexer no celular e até brincar com jogos de tabuleiro e cartas?

Você consegue estimar a quantidade de estudantes que usam a internet em sala de aula todos os dias?

É provável que a sua resposta para as duas perguntas se refira a um grande número de estudantes. Na verdade, é bem possível que você nem faça ideia de quantas pessoas usam celulares e computadores nas aulas. 

Isso não é à toa. A internet e as soluções tecnológicas fazem parte das características principais das novas gerações. É como se as pessoas realmente não sobrevivessem sem os meios digitais para fazer as rotinas mais simples de uma pessoa. 

Isso já é suficiente para entender que não é possível negar a realidade de transformação digital tampouco lutar contra ela. Então, como seria se fosse possível torná-la uma aliada no processo de ensino-aprendizagem?

É aí que entra a gamificação na educação, como uma ferramenta importante para auxiliar estudantes e professores em suas rotinas. 

O que é gamificação na educação?

De início, é importante voltar alguns passos e compreender o que é gamificação. Bom, de forma geral, gamificação é o uso da dinâmica e dos elementos dos jogos em atividades que vão além do entretenimento

De acordo com Luciane Maria Fadel e Vania Ribas Ulbricht, gamificação é “a aplicação de elementos de jogos em atividades de não jogos. Assim, embora a palavra tenha sido utilizada pela primeira vez em 2010, a gamificação tem sido aplicada há muito tempo“. 

Ou seja, a gamificação se baseia na utilização de elementos de jogos digitais (avatares, desafios, rankings e prêmios, por exemplo) em contextos diferentes da sua proposta inicial.  

Por usar os elementos dos jogos, a gamificação compreende características que são inerentes dessas interações como a competição, os feedbacks instantâneos, a evolução e a recompensa (premiação).

Sendo assim, como o próprio nome sugere, a gamificação na educação é a utilização de técnicas e elementos de jogos em situações educativas. 

A premissa básica da gamificação na educação é de que as pessoas podem aprender enquanto se divertem. Afinal de contas, é possível reforçar aspectos teóricos e práticos de conteúdos educativos enquanto estão jogando. 

Nesse ponto, não é exagero pensar que essa é uma ferramenta valiosa para engajar e se comunicar com estudantes (especialmente da nova geração) de forma mais dinâmica e interativa, sem deixar de ser educativo. 

Quais os benefícios da gamificação na educação?

Dentre tantos benefícios da gamificação na educação, o principal, sem dúvidas, é cultivar o interesse dos estudantes. 

Afinal de contas, nunca foi tão difícil conseguir o engajamento e a concentração das pessoas. O cenário ainda é pior se pensarmos no ensino remoto. 

Além do mais, a gamificação na educação pode:

Aumentar o engajamento dos alunos

A ideia de aprendizado em que os professores transmitam o conhecimento e os alunos só prestavam atenção ficou no passado. Com a gamificação, o processo de ensino-aprendizagem como uma via de mão única não existe mais. A proposta é realmente tornar o aprendizado em um formato coletivo em que todas as pessoas se sintam confortáveis para participar. 
 
Mesmo o mais tímido dos alunos pode sentir-se motivado a tomar iniciativas e desenvolver seu processo de ensino-aprendizagem através da gamificação. Aqueles que costumam ser menos participativos nas aulas convencionais podem demonstrar um padrão mais ativo quando há a utilização de elementos dos jogos. Dessa forma, inserir esses elementos na rotina da sala de aula ajuda no engajamento de todos, sem exceção.

Melhorar a assimilação do conteúdo

Nem todos os alunos conseguem se manter concentrados em uma aula puramente teórica expositiva. E as dificuldades não são somente de aprendizagem e atenção. 

Cada vez mais as novas gerações têm dificuldade em manter-se atentas por muito tempo, especialmente quando o ritmo das aulas se torna monótono ou pouco colaborativo. 

Trazer elementos dos jogos à rotina educacional permite manter os alunos concentrados e interessados por mais tempo. Como resultado disso, os alunos conseguem assimilar melhor o conteúdo.

Foco nos objetivos

Engana-se quem pensa que crianças e adolescentes estão livres do mal do estresse. Estudantes também enfrentam pesadas rotinas e têm as mesmas dificuldades que adultos para lidar com multitarefas.

Um jogo e seus elementos exercitam o foco, já que o aluno deverá manter-se caminhando em direção ao seu objetivo durante a partida. Dessa forma, ele adquire melhor habilidade para lidar com as inúmeras tarefas que fazem parte do seu dia a dia.

A gamificação inspiram a competição, prende a atenção e torna o aprendizado divertido. Com a gamificação na educação, é possível se divertir enquanto aprende.

Aumentar a velocidade da evolução dos alunos

Os jogos têm uma característica básica de oferecer feedbacks instantâneos. Nesse caso, os jogos educativos fazem com que a evolução do aprendizado dos estudantes seja muito mais rápida em comparação às metodologias tradicionais.

Ao jogar e receber feedbacks, as pessoas têm mais consciência de seus erros. A partir disso, podem consertá-los e não repeti-los mais. 

Isso também fornece um perfil geral sobre os pontos fortes e pontos fortes de cada pessoa. Assim fica mais fácil saber no que é necessário se desenvolver e, a partir disso, atingir seus objetivos. 

Estimula a persistência e a vontade de continuar

Os jogos estimulam a competitividade e geram sentimentos que fazem as pessoas se sentirem desafiadas. Seja perdendo ou ganhando, as pessoas sentem vontade de persistir e continuar até chegar no objetivo final. 

Se está ganhando, quer seguir em frente e chegar no próximo nível de dificuldade. Se está perdendo, tem a chance de tentar mais uma vez e provar que consegue passar de fase.

Torna o processo de aprendizagem mais prazeroso

Por fim, a gamificação na educação torna o processo de ensino-aprendizagem muito mais prazerosa que os métodos tradicionais. 

Como são atividades obrigatórias, é comum que as pessoas associem as tarefas educativas às funções maçantes e chatas. 

O ambiente lúdico dos jogos, por outro lado, combate essa ideia e contribui para que as pessoas se divirtam enquanto aprendem. Sem dúvidas, o resultado disso é o maior aproveitamento dessas atividades.

E as tarefas não ficam mais prazerosas apenas para estudantes, mas para os professores também. Com maior engajamento e participação dos estudantes, os professores também podem se divertir. 

Qual é a importância da gamificação na educação?

Para compreender melhor a importância da gamificação na educação, vamos aos dados. De acordo com a Pesquisa Game Brasil 2018, cerca de 75,5% das pessoas do Brasil são adeptas aos jogos eletrônicos. 

Dentre esses, 84% usam celulares e smartphones para jogar, 46% usam consoles e 45% usam computadores. 

Ou seja, não é novidade para ninguém que existem muitas pessoas que se interessam muito pelo universo dos jogos. 

Nessa perspectiva, a aplicação da gamificação na educação é uma aposta consolidada no século XXI, especialmente como uma ferramenta aliada no processo de ensino-aprendizagem.

Então, existe um benefício gigantesco de usar a gamificação na educação para resgatar a atenção e o interesse dos alunos, principalmente com a geração atual que consome muito conteúdo, e de forma acelerada, por conta da quantidade de informações disponíveis na internet.

Em um jogo de videogame, por exemplo, você começa uma nova fase e tenta atingir o objetivo final. Se você falhar, pode recomeçar e continuar tentando quantas vezes for necessário até descobrir e aprender em como se passa de fase, como derrubar as barreiras e quais os caminhos para o sucesso.

A cada nova tentativa você testa fazer algo diferente, uma nova estratégia, diferente daquela que usou antes, para ver se funciona. Assim, você aprende as táticas e sacadas daquele jogo para usar nas próximas fases a vir. Percebeu que estamos falando aqui de um aprendizado efetivo?

Mas se olharmos para o cenário da educação, percebemos a distância imensa entre professores e estudantes. Na educação formal, o que temos hoje é um processo com uma tentativa única e um sistema punitivo no qual o aluno que não foi bem sucedido é taxado e marcado com uma nota vermelha, em que não tem mais chances para tentar novamente.

Isso é claro acaba provocando uma grande lacuna de aprendizado que só vai crescendo como grande “bola de neve”.

Além disso, é um fator desmotivador perceber que com o erro você é julgado e taxado como alguém que não acompanhou, que não tem condições ou não é merecedor de uma nova chance.

Tudo isso já é suficiente para entender a importância da gamificação na educação. Afinal de contas, em resumo, é possível ter:

  • Maior engajamento;
  • Melhores resultados;
  • Objetivos e metas alcançadas;
  • Evolução mais rápida;
  • Maior aproveitamento dos conteúdos e das atividades;
  • Melhor assimilação entre teoria e prática;

Como aplicar a gamificação na educação?

Agora que você já sabe o que é e os benefícios da gamificação na educação, talvez esteja se perguntando como aplicar isso na prática das escolas e dos cursos.

Então, vamos lá. Antes de mais nada, é fundamental que você saiba que, diante do contexto atual da educação, explorar a gamificação na educação ainda é um grande desafio. Especialmente porque você vai ter que lutar contra a correnteza.

No entanto, os estudiosos Lyyn Alvez, Marcelle Silva e Marcelo Diniz estruturaram 11 passos para montar uma estratégia educacional gamificada: 

  • Interaja com os games e vivencie a lógica dos games.
  • Conheça o perfil dos estudantes (faixa etária, hábitos e rotina).
  • Defina o escopo dos aprendizados (áreas do conhecimento, tema, competências…).
  • Compreenda o problema e o contexto.
  • Defina um objetivo (verifique se ela é clara e mensurável).
  • Desenvolva a narrativa do jogo (qual história você quer contar).
  • Defina qual é a plataforma (onde o jogo vai acontecer? Na sala? Em um ambiente virtual?).
  • Defina as tarefas e crie regras do jogo.
  • Defina os sistemas de pontuação (qual será a recompensa? Como será feito o ranking?).
  • Defina os recursos (planeje a agenda de ações e os materiais e osrecursos necessários).
  • Revise a estratégia.

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Willian Echeverria é Content Producer no Edupulses. Graduando em Psicologia e pesquisador em Educação, Aprendizagem e Metodologias Ativas. Willian se desafia todos os dias na busca de novas metodologias e ferramentas ativas que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem.