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10 dicas para Gamificar a sala de aula

Que tal essas estratégias:

Ganhar Pontos de Experiência (o famoso XP) por completar uma lição ou por fazer uma pesquisa extra sobre o assunto da aula?

Ganhar acesso a poderes especiais por ter chegado na aula no horário correto durante uma semana?

E se esses poderes especiais + XP me permitissem eliminar uma alternativa incorreta de uma questão da prova que vou fazer?

Se eu tiver bastante XP posso eliminar até duas respostas incorretas?

E se, dependendo da minha nota na prova, pudesse ganhar até 100 moedas? Daí talvez eu consiga comprar uma roupa para o meu avatar.

E se eu pudesse guardar essas moedas para destravar a área secreta do curso ou um nível bônus?

O que achou dessas estratégias?

São exemplos rápidos e simples, mas a proposta de gamificação na educação implica em trazer características e elementos dos jogos para os contextos de ensino-aprendizagem, de modo a engajar os estudantes em suas atividades e processos de aprendizagem. Isso alavanca também a criatividade, o pensamento crítico, o trabalho em equipe e a independência na resolução de problemas.

O professor e especialista em integração tecnológica na Crawford College Lonehill, Sean Hampton-Cole, publicou em seu blog uma lista com 10 Ideias Específicas para Gamificar a Sala de Aula, confira:

•Tornar os estudantes parceiros na elaboração do design da gamificação;
• Permitir segundas chances (e terceiras);
• Prover feedback imediato;
• Tornar o progresso visível;
• Criar desafios ou missões;
• Dar aos estudantes voz e escolha;
• Oferecer badges e recompensas individuais;
• Fazer com que os estudantes criem um sistema de conquistas;
• Implementar tecnologia educacional;
• Acolher os erros enfatizando a prática.


Willian Echeverria é Content Producer no Edupulses. Graduando em Psicologia e pesquisador em Educação, Aprendizagem e Metodologias Ativas. Willian se desafia todos os dias na busca de novas metodologias e ferramentas ativas que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem.

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