Conheça os benefícios que a gamificação pode trazer ao transformar as interações em um jogo.

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A incorporação da tecnologia nos processos cotidianos colaborou para o desenvolvimento de metodologias inovadoras. 

Na maioria das vezes, esses métodos têm o objetivo de estimular o desenvolvimento de habilidades e competências para a vida na atualidade.

A gamificação não é diferente. Em resumo, é uma técnica que aplica os princípios dos jogos em diversas áreas. Nesse caso, o objetivo é tornar as interações mais dinâmicas, mais interativas e mais engajadoras.

Esse artigo vai te explicar o que é e quais os pilares da gamificação. Além do mais, vai te auxiliar a entender quais os benefícios desse método para as interações. 

O que é gamificação?

O termo gamificação – gamification em inglês – é um neologismo da palavra game que, em português, significa jogo. Mas gamificar não é simplesmente jogar ou usar jogos. É mais do que isso. 

De forma geral, a gamificação consiste em trazer alguns elementos e mecânicas dos jogos para as interações cotidianas. Essas interações podem ser, por exemplo, aulas, palestras, tarefas ou eventos.

Em outras palavras, é uma metodologia que usa métodos e elementos típicos dos jogos para melhorar o aprendizado e a produtividade fora do contexto dos games

De início, esse método foi desenvolvido para aumentar o engajamento de pessoas consumidoras nos programas de marketing, especialmente para estimulá-las a comprar.

Com o passar do tempo e com os resultados positivos, essa estratégia foi levada para outras áreas como, por exemplo, para as organizações e para o contexto de aprendizagem.

Como funciona a gamificação?

Pois bem. A gamificação parte do princípio de que as pessoas sentem atração por jogos, eletrônicos ou analógicos. 

A partir desse interesse, é possível aumentar o engajamento das pessoas com a atividade e, por consequência, aumentar a participação, desenvolver a criatividade e autonomia, promover discussões importantes e resolver problemas.

Segundo Janel McGonigal, PhD e designer de jogos, todos os jogos têm quatro características principais:

  • Estabelecem metas;
  • Criam regras;
  • Definem sistemas de feedback;
  • Contam com participação voluntária. 

Nessa perspectiva, os jogos usam essas características para estabelecer uma dinâmica de organização e estruturação de táticas, que despertam um interesse maior nas pessoas.

Isso acontece, pois, esses elementos oferecem, para quem passa pela atividade, a sensação de conquista, de evolução e de conclusão. Assim, cria-se um incentivo maior para continuar no processo, para completar missões e passar de nível.

Quais são os objetivos da gamificação?

Sendo assim, o objetivo central da gamificação é criar maior engajamento entre as pessoas e a atividade, através de sentimentos como curiosidade ou desafio. 

Além do mais, a gamificação tem como finalidade motivar as pessoas para a ação, seja para aprender algo novo ou resolver algum tipo de problema.

Quais são os 8 pilares da gamificação?

O coreano Yu-Kai Chou, que é um dos pioneiros desse tema no mundo, estruturou a dinâmica da gamificação através do Octalysis.

O Octalysis é um octógono que estabelece os 8 pilares da gamificação:

1. Significado e Vocação Épica

O primeiro é o significado e a vocação épica. Esse é o pilar no qual as pessoas acreditam que estão fazendo algo maior que si próprio ou, então, que foram “as escolhidas” para fazerem.

Assim, as pessoas se dedicam àquilo não porque esperam alguma recompensa em troca, mas porque acreditam que estão fazendo algo que tem uma importância muito grande.

2. Desenvolvimento e Conquista

O segundo pilar é o de desenvolvimento em conquista. Isso porque melhorar, ganhar mais experiência e desenvolver habilidades dá uma sensação de satisfação que move as pessoas a se dedicarem mais.

Afinal de contas, a sensação de superar um desafio e alcançar as metas é muito recompensante. Não por menos, a estratégia de gamificação sempre compreende um desafio para a sensação de recompensa ser efetiva.

3. Fortalecimento da Criatividade e Feedback

O terceiro pilar compreende o fortalecimento da criatividade e o feedback. Esse fundamento parte do fato de que as pessoas precisam expressar a sua criatividade.

Mas além disso, precisam perceber e visualizar os resultados dos experimentos criativos, através de feedbacks. 

4. Propriedade e Posse

O quarto pilar surge da propriedade e da posse. A gamificação supõe que, por mais desapegadas que sejam, todas as pessoas têm uma grande motivação à posse.

Sendo assim, a gamificação sempre propõe a conquista de algo, seja material ou virtual. Muitas vezes, a recompensa é um benefício ou algum tipo de vantagem em relação às outras pessoas. 

Essa ideia surge da premissa que quanto mais for necessário batalhar e lutar para conquistar algo, mais valor a conquista terá. 

Nesse caso, essa é a materialização ou concretização que pode servir como validação para o segundo pilar de desenvolvimento e criatividade.

5. Influência Social e Pertencimento

O pilar de influência social e pertencimento diz respeito ao sentimento de comunidade e à necessidade de pertencer a algum grupo. De alguma forma, isso também se relaciona à competição.

Se uma pessoa próxima conquista algo admirável ou é extremamente bom em alguma coisa, é comum sentirmos motivação para conquistar aquilo também. 

Isso se alinha ao nosso desejo de fazer parte de um grupo que nos identificamos ou temos algo em comum.

6. Escassez e Impaciência

Pelo simples fato de associarmos a escassez à raridade, tudo que é escasso ou difícil gera o sentimento de grande valia. Esse é o princípio que guia o valor das pedras preciosas, por exemplo. 

Além do mais, quando não conseguimos ter uma coisa no momento que desejamos, é comum começar um processo de impaciência e ansiedade. Isso gera um desconforto que só será sanado na conquista.

7. Imprevisibilidade e Curiosidade

Ainda, a curiosidade para descobrir o que vai acontecer também gera engajamento na gamificação. As pessoas querem saber o que vai acontecer nas próximas fases.

A imprevisibilidade motiva as pessoas a continuarem no processo de uma gamificação.

8. Prevenção de perdas

A mesma motivação da posse motiva as pessoas a continuarem trabalhando para não perder algo que já conquistaram. 

Essa motivação costuma ser diretamente proporcional à dificuldade da conquista. Ou seja, quanto mais difícil é conquistar alguma coisa, mais dolorosa é a perda. É por isso que nos esforçamos para mantê-la.

Em resumo, a gamificação traz para qualquer interação do cotidiano pelo menos um desses 8 pilares do universo dos jogos games. Os pilares são essenciais para manter os jogadores engajados e motivados.

Quais os benefícios da gamificação?

Nesse contexto, os grandes benefícios da gamificação são:

  • Aumentar a motivação e o engajamento;
  • Alinhar diversão à produtividade e ao aprendizado;
  • Desenvolver e melhorar a qualidade da comunicação;
  • Estimular o trabalho em equipe;
  • Contribuir para encontrar soluções inovadoras para problemas;
  • Promover o desenvolvimento de competências socioemocionais;
  • Oferecer um feedback instantâneo do processo; 
  • Contribuir para um posicionamento ativo das pessoas.

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Willian Echeverria é Content Producer no Edupulses. Graduando em Psicologia e pesquisador em Educação, Aprendizagem e Metodologias Ativas. Willian se desafia todos os dias na busca de novas metodologias e ferramentas ativas que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem.